Notícias
INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA - CANTO DE MURO
12 de Maio de 2015
  • cantodemuro 1

O LUDOVICUS - Instituto Câmara Cascudo, em comemoração a 13ª Semana dos Museus, convida para a abertura da Intervenção Fotográfica - Canto de Muro, da artista plástica e fotógrafa  Angela Almeida, na terça-feira, 19 de maio de 2015, às 16h, na sua sede localizada à Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal/RN.

Serviço:A obra ficará exposta de maio à julho. O Instituto se encontra aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h. A Bilheteria fecha às 16h30.

Obra:Série fotográfica que se define como uma leitura estética do romance de costumes Canto de Muro escrito pelo pesquisador e escritor norte-rio-grandense Luís da Câmara Cascudo. O romance foi publicado pela primeira vez em 1959 e tem edição atual pela Global Editora (2006, São Paulo), responsável pela republicação das obras do autor.  A intervenção é composta de 42 fotografias ampliadas no tamanho de 88 x 1,20 cada, que estarão expostas no muro lateral interno do Instituto, logo ali na entrada, compondo um mural em que se destaca o universo ficcional do romance.

Autora:Angela Almeida é jornalista, doutora em Ciências Sociais. Desenvolve projetos de curadoria, organização de acervos de artes plásticas e edição de livros. Pesquisadora nas áreas de comunicação, estética, artes e fotografia, tem livros publicados nas áreas que pesquisa.

Palavras da Autora:

"Desde a primeira leitura do livro Canto de Muro (Câmara Cascudo), há um tempo atrás, o desejo de produzir algo com imagens me instigou a chegar hoje nesta série fotográfica. O êxtase de um lugar-comum como um simples quintal e seus moradores (insetos e animais), parte deles quase invisíveis e que Cascudo os vai ampliando e desafiando os limites entre natureza e cultura, me fascina até hoje.

Aqui, a fotografia denota quase uma artesania:  fui misturando técnicas e, por meio de colagens, fui produzindo intervenções. O desfoque, a aparência de mal acabado, quase rascunhos de imagens em cada fotografia, tudo isso foi proposital com a intenção de me aproximar do imaginário criativo do autor quando escolheu o quintal, lugar dos fundos, dos restos, como cenário de seu romance.


Não há aqui certezas nem a pretensão de uma leitura literária ou sociológica. Deixei-me ser apenas guiada pelos desejos de expressão tendo, nas mãos, uma câmara fotográfica. Os objetos (sineta, caderneta de anotações, chinelos, charuto, cinzeiro, taça, copo...) de propriedade do autor, do seu cotidiano, estão aqui retratados e misturados com imagens representativas dos insetos, bichos e natureza, elementos do seu mundo ficcional.
O meu guia foi o afeto à arte".

Angela Almeida

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.