Museológico - Coleções:

1 - Etnografia Africana

Composta por peças vindas da viagem que Cascudo fez à África, em 1963, quando coletava material de pesquisa para a elaboração de seu livro “História da Alimentação no Brasil”. A maioria das peças da coleção é confeccionada em ébano e foram adquiridas em feiras livres do Congo, Angola, Moçambique e Guiné.

2 - Etnografia Indígena

Composta por peças típicas dos índios brasileiros, muitos deles presenteados por eles a Cascudo em visitas a sua casa. Destacam-se a cestaria, esculturas em cerâmica e bancos de madeira.

3 - Arte Sacra Católica

Composta pela estatuária sacra pertencente a Cascudo e sua esposa Dáhlia, devota de Nossa Senhora. O destaque da coleção é uma imagem de São José de Botas datada de 1809.

4 - Arte Popular Brasileira

Composta por objetos e imagens típicos da cultura brasileira, muitos deles presenteados a Cascudo. O destaque da coleção são as peças “Lampião” e “Maria Bonita” esculpidas pelo grande Mestre Vitalino (Caruaru/PE).

5 - Arte Popular Estrangeira

Composta por peças oriundas de viagens de Cascudo ao continente europeu, com destaque a Portugal que foi visitado por ele em 1947 e 1948. O destaque da coleção fica para os galos em cerâmica oriundos de Barcelos, Espanha e Alcobaça, Portugal.

6 - Iconografia / Pinacoteca

Composta por telas (óleos) e gravuras de artistas plásticos renomados, além de fotografias de família. Destacam-se obras de autoria de Moura Rabello, Amaral, Dorian Gray, Lula Cardoso Ayres, F. A. Silva, Maria do Santíssimo, Moacir Andrade e Newton Navarro.

7 - Mobiliário

Composta pelos móveis originais da casa, alguns inclusive datados do século XIX. O destaque da coleção é o conjunto de sofá, poltrona e cadeiras em madeira jacarandá, talhada, que pertenceu ao Senador Pedro Velho, fundador da República no RN, que foi presenteada ao Coronel Francisco Cascudo, pai de Câmara Cascudo, no início do século XX.

8 - Alfaias

Composta por utensílios domésticos utilizados pela família de Cascudo. Destacam-se na coleção conjuntos de pratos e xícaras em porcelana, algumas datadas de 1823.

9 - Objetos Pessoais

Composta por objetos de uso pessoal de Cascudo, tais como bengala, boina, óculos e cinzeiros. Mostram um pouco do homem por trás do mito que foi Cascudo. Hábitos simples e o gosto pela vida se refletem nesta coleção.

10 - Comendas

Coleção de relevância histórica por registrar as inúmeras homenagens recebidas por Cascudo no decorrer de sua vida intelectual. Destacam-se a comenda da Ordem Militar de Cristo (Portugal), a Ordre des Arts et des lettres (França), Mérito Educativo, Militar, Aeronáutico e Naval (Brasil) e a comenda do Concílio Vaticano (Roma).

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.