Notícias
Morre, aos 78 anos, historiadora Anna Maria Cascudo
15 de Janeiro de 2015
  • Foto Anna

Morreu, na tarde de hoje (15), a historiadora e procuradora aposentada Anna Maria Cascudo Barreto, filha do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo. Ela estava internada no hospital São Lucas devido a um tumor no esôfago e faleceu por volta das 16h.

Nasceu no famoso casarão da Junqueira Aires, hoje Avenida Câmara Cascudo, onde o pai construiu grande parte de sua obra. Fundadora da Academia Feminina de Letras e dona de cadeira na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Anna Maria Cascudo escrevia desde os 13 anos para uma coluna no extinto jornal "A República". Doutora em Leis pela Sociedade Brasileira de Criminologia, ela foi a primeira mulher a atuar no júri em Natal. Filha de Luís da Câmara Cascudo e Dahlia Freire Cascudo, Anna Maria Cascudo nasceu em 13 de outubro de 1936. 

Anna Maria Cascudo estava internada há aproximadamente um mês no hospital São Lucas, em Natal, onde fazia tratamento contra um tumor no esôfago. Hoje, no entanto, ela teve quadro de insuficiência respiratória. Anna era viúva, deixou três filhos e três netos.

O velório terá início às 9h desta sexta-feira (16) no cemitério Morada da Paz, em Emaús e uma missa será celebrada às 14h no mesmo local. 

A morte da historiadora repercutiu na capital potiguar. Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, emitiu nota de pesar pelo falecimento da escritora. "Com profundo pesar, lamento o falecimento da jornalista, historiadora e escritora Anna Maria Cascudo Barreto, filha do historiador Luis da Câmara Cascudo. Anna Maria Cascudo se destacou pelo pioneirismo. Foi a primeira mulher a atuar em um júri no Estado e uma das fundadoras da Academia Feminina de Letras e tinha uma cadeira na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Sua partida significa uma grande perda para o Rio Grande do Norte.Minha solidariedade aos familiares, especialmente aos filhos, Camila, Daliana e Newton. Que tenham o conforto necessário neste momento tão difícil."

O senador e presidente nacional do Democratas, José Agripino, também emitiu uma nota de pesar no início da noite desta quinta-feira. "Manifesto profundo sentimento de perda pelo falecimento da jornalista e escritora Anna Maria Cascudo Barreto. O Rio Grande do Norte perde uma grande acadêmica. Primeira mulher a atuar no Júri na capital potiguar, Anna sempre se destacou pelo pioneirismo, foi uma mulher à frente de seu tempo. Particularmente, perco uma amiga querida. Minha solidariedade à família, especialmente aos filhos, Camila, Daliana e Newton.", disse. 

A vice-prefeita de Natal e Presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, também se pronunciou através de sua conta no Twitter. "Triste com a morte de Anna Maria Cascudo, grande mulher, historiadora, membro da Academia de Letras do RN, filha do grande mestre Câmara Cascudo."

Fonte: Jornal TRIBUNA DO NORTE, Natal/RN, 15 de Janeiro de 2015.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.