Notícias
7ª. PRIMAVERA DOS MUSEUS: “MUSEUS, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA”
21 de Setembro de 2013
  • historia alimentação

O desafio do tema da 7ª Primavera dos Museus se afirma a partir da percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar Museus, memória e cultura afro-brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro seja ela material ou imaterial.

O Instituto Câmara Cascudo participa da programação da 7ª. Primavera dos Museus, promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, com a exposição temporária “África: viagem etnográfica”, que se encontra no hall da instituição a partir de 21 de setembro.

A exposição mostra, através de painéis expositivos, a viagem empreendida por Cascudo ao continente africano em 1963, quando coletava material de pesquisa para a elaboração de sua obra “História da Alimentação no Brasil”. A viagem originou ainda o livro “Made in Africa”, onde Cascudo nos diz que “Made in Africa, feito na África, constitui elaboração obstinada de material brasileiro e local, demonstrando influências recíprocas, prolongamentos, interdependências, contemporaneidade motivadora nos dois lados do Atlântico e do Índico”.

A exposição ficará em cartaz até o final de outubro no Instituto Câmara Cascudo. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar a visita através do telefone (84) 3222-3293.

Venha nos visitar e conheça mais sobre a viagem etnográfica de Cascudo à África!

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.