Notícias
DEFESA DE TCC SOBRE A CASA DE CÂMARA CASCUDO
12 de Dezembro de 2012
  • Casa_antes
  • Diogo_olavo
  • casa _depois

 

No último dia 04 de dezembro, na Universidade Potiguar, foi defendido o trabalho de conclusão de curso em Engenharia Civil, dos alunos Diogo Cascudo e Olavo Pires. O tema do TCC foi RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO DE EDIFICAÇÕES - ESTUDO DE CASO: A CASA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO. O trabalho teve como orientador o Prof. MSC Hênio Tinoco e a banca examinadora contou com a participação do Prof. Mateus Jacques Ribeiro (UnP) e do Arquiteto Jorge Ricardo Amaral (CEF). 

Foi abordada a restauração sofrida pela casa de Câmara Cascudo, durante o período de 2005 a 2009, ressaltando-se todas as etapas do processo e a importância histórica da edificação. Os concluintes do curso de Engenharia Civil da UnP, Diogo Cascudo e Olavo Pires, foram aprovados com louvor pela banca examinadora.

O trabalho teve como foco principal o relato da restauração ocorrida na CASA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, construção datada do início do século XX (1900), e seus principais objetivos foram investigar e analisar um conjunto de questões sobre a problemática dos edifícios antigos degradados no bairro histórico de Natal, particularizando a residência do Mestre Potiguar. Seu relato encontra-se estruturado na forma de levantamento global da situação encontrada na época de sua restauração, ano de 2005, identificando as manifestações patológicas, as origens dessas manifestações e expondo as técnicas e reparos utilizados neste processo.

As técnicas adotadas no trabalho foram: documentação direta e documentação indireta. Foi baseado em referenciais teóricos, tais como, manifestações patológicas, preservação do patrimônio histórico, restauração, histórico da cidade do Natal, histórico e características tipológicas da casa estudada.

Em 2005, detectaram-se várias manifestações patológicas em toda a casa, onde inicialmente foi percebida uma infestação de cupins (agentes biológicos) em toda a sua cobertura. No estudo da casa foram analisadas as seguintes etapas: cobertura, forro de madeira, reboco e alvenaria, esquadrias, piso e pavimentação, pintura.

Foi adotado o critério da não interferência física e espacial da edificação e foi realizado praticamente uma reparação total e manutenção geral da edificação para que fosse garantido o seu retorno ao funcionamento.

Todas as etapas citadas acima passaram por um processo de restauração ou substituição de seus elementos, obedecendo a suas características originais e devolvendo à casa a sua aura de cultura e saber da época em que Câmara Cascudo nela habitava.

O trabalho de restauração da CASA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO foi realizado durante 04 (quatro) anos, 2005 a 2009, com recursos próprios da Família, e foi coordenado, com competência e dedicação, pelo Engenheiro Civil Camilo de Freitas Barreto, genro de Câmara Cascudo.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.