Notícias
HISTÓRIAS DE VAQUEIROS & CANTADORES PARA JOVENS
04 de Outubro de 2012
  • Histórias de vaqueiro

Outra obra com a assinatura de Luís da Câmara Cascudo é publicada pela Global Editora.  Trata-se de Histórias de vaqueiros e cantadores para jovens. Cientes de que o professor Cascudo ainda tem muito a dizer para os nossos jovens, herdeiros e editores decidiram – a partir do clássico Vaqueiros e cantadores, de 1939 – organizar essa coletânea, selecionando criteriosamente histórias que vão de encontro aos interesses dos mais novos, ao mesmo tempo contextualizando-os no universo dos vaqueiros e cantadores de outrora.

Nascido e criado no Rio Grande do Norte, Câmara Cascudo coletou, ao longo de sua vida, infinitas histórias, contos, lendas e “causos” populares, dos quais a sua grande maioria foi transcrita em seus diversos livros.

Com essa coletânea, o jovem leitor terá a oportunidade de conhecer o ambiente de vaqueiros e cantadores, que, com seus versos cantados de improviso, na maioria das vezes acompanhados de viola ou rabeca, relatam os acontecimentos do dia a dia, e muitas vezes desafiam seus pares.

Histórias de vaqueiros e cantadores para jovenspretende tornar mais acessível à fabulosa cultura do nosso povo, às vezes meio escondida pela fidelidade do autor às fontes e ao registro antropológico. Aqui estão reunidas, como disse o autor, “o que me foi possível salvar da memória e das leituras para o estudo sereno do Folclore brasileiro”.

As ilustrações e capa e miolo são do xilogravurista Erivaldo.

A obra vem mostrar aos jovens um recorte da imensa cultura popular brasileira.

 

 

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.