Notícias
Arte em grafite para homenagear Câmara Cascudo
24 de Agosto de 2012
  • Grafite 04

 

Parede de 52 metros ao lado da Casa de Cascudo é a tela usada por grafiteiros para homenagear o folclore potiguar. Neta do folclorista, Daliana Cascudo revela que este é um projeto antigo que agora o Instituto está podendo desenvolver.

Quem passou no final de semana pela Avenida Câmara Cascudo, antiga Avenida Junqueira Aires, na Ribeira, se deparou com uma verdadeira expressão de arte e amor à cultura potiguar. Ao lado do Instituto Câmara Cascudo, em terreno anexo, um muro de 52 metros de comprimento deu lugar a várias obras do historiador Câmara Cascudo, feitas com a arte do grafite, numa profusão de cores e tons, que encantam aos que transitam pelo local.

De acordo com Daliana Cascudo, neta de Luís da Câmara Cascudo e diretora administrativo-financeira do Instituto Câmara Cascudo, a iniciativa partiu do próprio Instituto. “Desde o ano passado já vínhamos acalentando essa ideia, de fazer uma homenagem a vovô e ao folclore. É um sonho antigo de fazer este trabalho, de diferenciar a pichação do grafite, que é uma arte urbana. Sofríamos muito com a pichação. É importante deixar claro que a Casa de Cascudo é tombada e não pode ser submetida a interferências. Usamos o terreno que é anexo, posterior, onde vai ser construída a sede do Instituto”.

Daliana contou desde o mês de junho fez o contato com o grafiteiro Carcará, ligado à Central única de Favelas (CUFA/RN) desde o mês de junho e ele está sendo o responsável pela coordenação do trabalho junto com os outros grafiteiros (Pok, Hades, Pardal, Iago Pequeno, Dark, FB e Bones). “Começamos no sábado e a ideia é concluir até o dia 22 de agosto, no Dia do Folclore. Passamos a lista das principais obras e separamos por painéis, para que cada artista ficasse com um. Os temas já grafitados são o Boi, a cobra da Lagoa de Extremoz, a Iara, o Saci, os Vaqueiros, os retirantes nordestinos, a rede, a jangada, o próprio Cascudo e até o dia 22 teremos mais. Além da homenagem a Cascudo e ao Folclore, a intenção é mostrar e valorizar a arte do grafite”.

O economiário Sergio Couto disse que ficou surpreso ao ver o muro com o trabalho do grupo de artistas do grafite. “Estou impressionado com a beleza, mas também com a rapidez, porque na sexta não estava assim. É uma iniciativa muito legal, ao contrário das pichações. Acho que poderia ser usado em vários muros com temáticas interessantes”.

Manoel Bezerra, que guarda carros na Avenida Câmara Cascudo e mora há mais de 40 anos no bairro, disse que desde sábado a obra está chamando a atenção dos pedestres e principalmente dos motoristas. “Achei muito bom. Vi os grafiteiros começando o trabalho no sábado. Antes este muro era pichado quase todos os dias e agora virou arte. Mas acho que se não fiscalizar, vão acabar pichando”.
Ruane Gracia contou que viu a obra na manhã de hoje, ao chegar na escola em que estuda, em frente ao Instituto. “Vi bem cedo. Parei, fiquei olhando e achei bastante inovador. Seria bom que esta arte fosse para outros muros e pudesse ser usada como meio de comunicação”. Já o estudante José Pedro também aprovou o trabalho. “É uma arte mesmo, algo diferente. Gostei muito e é bem melhor do que pichar”.

Fonte: Jornal de HOJE, Natal/RN, 20 de agosto de 2012.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.