Notícias
Oceânica e Instituto Câmara Cascudo firmam parceria
21 de Outubro de 2011
  • ong1
  • ong2
  • ong3

A ONG Ocêanica e o Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo firmaram uma importante parceria que permitirá o uso devido de frases em seu material de publicidade escritos pelo grande mestre da cultura potiguar, Luís da Câmara Cascudo. Em contrapartida, a ONG Oceânica promove a cultura popular das obras valorizando os escritos de Cascudo, além de publicar a logomarca do Instituto e divulgar o belo site criado recentemente pelo Instituto.

 
A ideia surgiu a partir das pesquisas culturais feitas pela equipe do Projeto Ponta de Pirangi em torno das ações de valorização da pesca artesanal potiguar. “Descobrimos, durante a fase de conhecimento da pesca artesanal nas praias do litoral norte, que há muito tempo Cascudo escrevia sobre o pescador. Sua obra “Jangada” se aproxima do dia a dia atual do pescador e a torna uma referência especial”, explica a assessora de imprensa do projeto, Ana Flávia Almeida.
 
Como parte da campanha de valorização da pesca artesanal, o Projeto Ponta de Pirangi criou um novo folder que traz uma frase de Cascudo, da obra “Jangada: uma pesquisa etnográfica” (2a. ed. - São Paulo: Global, 2002). O autor diz: “A geração linda desses pescadores bronzeados extingue-se lentamente, lutando no mar, dando motivo literário e peroração política, sem o auxílio financeiro que os encheria de jubiloso entusiasmo produtor”. Esta frase escrita nos idos da década de 50 retrata a lamentável atualidade do cenário da pesca potiguar desde os tempos mais antigos.
 
Na ocasião da assinatura do termo de parceria, a filha de Cascudo e Presidente do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Anna Maria Cascudo e sua neta, Daliana Cascudo, ressaltaram a troca saudável de experiência e publicidade. Com grande alegria, orgulho e entusiasmo, a ONG Oceânica agradece toda a receptividade por parte da família Cascudo. Torcemos para que cidadãos do mundo possam conhecer e se enriquecer de cultura através da obra e do Instituto Câmara Cascudo.
 
Saiba mais: www.oceanica.org.br e www.pontadepirangi.org.br
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.