Notícias
Projeto Grafitti no Beco da Lama tem como tema Cascudo e sua obra
28 de Fevereiro de 2019
  • beco 3

O tradicional reduto da boemia e cultura potiguar, o Beco da Lama, passou, durante cerca de 20 dias, por um processo de transformação pelas mãos de 40 artistas do grafitti comandados pelo paulista Dicesarlove e pelo potiguar Miguel Carcará que deram cor e vida aos muros e paredes do beco. O tema principal dos trabalhos foi o folclorista potiguar Câmara Cascudo e sua vasta obra.

Pouca gente sabe, mas a Rua Vaz Gondim, no bairro da Cidade Alta, vulgo Beco da Lama, ganhou essa denominação no início do século XIX, quando Natal apresentava problemas urbanos que prejudicavam a saúde pública e impediam o progresso da cidade. O termo difundido há mais de um século ainda produz um sentido negativo no imaginário popular, fazendo com que o espaço seja visto como: periculoso, sujo e imoral. A transformação através do trabalho dos grafitteiros vem justamente mudar o aspecto do espaço e movimentar o centro urbano da cidade.

Os artistas tiveram à disposição tintas e equipamentos. Foram 20 latas de tinta látex de 18 litros, 25 latas de spray para cada grafiteiro, andaimes, plataformas e escadas para os pontos mais altos. A ação foi uma iniciativa da Associação Viva o Centro de Natal e contou com investimento da Prefeitura do Natal e apoio da Urbana, Semsur e Comunicação, além do CDL.

O encerramento dos trabalhos de revitalização do Beco da Lama aconteceu no último dia 21 de fevereiro, com a participação de autoridades, grafiteiros e artistas do hip hop, rap e rock.

Dicesarlove

Cesar de Almeida, nascido em 1974 na Cidade de São Paulo, tornou-se conhecido com o nome de “Dicesarlove” por desenvolver trabalhos que buscam os sentimentos mais nobres das pessoas. Dicesarlove é um artista autodidata e iniciou a sua carreira antes dos 18 anos, quando criava desenhos realistas de pessoas no Centro de São Paulo. 

Em sua trajetória profissional teve a oportunidade de conhecer ou trabalhar com alguns ícones como: Mr. Brainwash, Obey, Eduardo Kobra e atuar em vários países: EUA, Cuba, Dubai, Holanda, Japão, Suécia e Polonia. Com mais de 20 anos de carreira, Dicesarlove segue os seus projetos artísticos e rompe fronteiras.

Fotos: Eduardo Alexandre Garcia e Juca Faria.
Fonte: www.apartamento702.com.br

 
 
 
 
 
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.