Notícias
Contos Tradicionais do Brasil: 70 anos
15 de Fevereiro de 2016
  • Matéria fevereiro

Em 2016, a obra cascudiana completa 70 anos de sua primeira publicação, realizada em 1946 (Rio de Janeiro: Americ-Edit, Col. Joaquim Nabuco, 8). A obra encontra-se na sua 13ª edição, através da Global Editora. Cascudo recolheu 100 (cem) contos brasileiros e os dividiu em 12 (doze) seções: contos de encantamento, contos de exemplo, contos de animais, facécias, contos religiosos, contos etiológicos, demônio logrado, contos de adivinhação, natureza denunciante, contos acumulativos, ciclo da morte e tradição.

Uma das maiores singularidades da obra é que ela foi realizada em grande parte a partir de relatos orais, cujas estórias foram corroboradas através de extensa pesquisa bibliográfica do autor. Cascudo dá voz a informantes como a ama Luísa Freire, os pescadores Francisco Ildefonso (Chico Preto) e Antônio Alves, o vaqueiro João Monteiro, entre outros, analfabetos e sem possuir educação formal, mas ricos em cultura popular e sabedoria de vida.

Para ele, de todos os materiais de estudo do folclore, “o conto popular é justamente o mais amplo e o mais expressivo, é um documento vivo, denunciando costumes, ideias, mentalidades decisões e julgamentos.”

Graças ao trabalho precursor do autor, através da recolha das narrativas populares do Brasil, possuímos, hoje, importante material para estudos folclóricos, literários, linguísticos, históricos, antropológicos e sociológicos.

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.