1 - Etnografia Africana
Composta por peças provenientes da viagem que Cascudo fez à África, em 1963, quando coletava material de pesquisa para a elaboração de seu livro História da Alimentação no Brasil. A maioria das peças da coleção é confeccionada em ébano e foram adquiridas em feiras livres do Congo, Angola, Moçambique e Guiné.
2 - Etnografia Indígena
Composta por peças representativas da cultura indígena brasileira, destacando-se a cestaria, a cerâmica, os bancos de madeira, os utensílios em pedra talhada, osso e cordas. A rede indígena confeccionada a mão em fibra de buriti era uma das preferidas de Cascudo.
3 - Arte Sacra Católica
Composta pela estatuária sacra católica e objetos de fé pertencentes a Cascudo e sua esposa Dáhlia, devota de Nossa Senhora. O destaque da coleção é uma imagem de São José de Botas, em madeira policromada, datada de 1809.
4 - Arte Popular Brasileira
Composta por um conjunto diversificado de peças, representativas da cultura brasileira, onde vemos esculturas em cerâmica, ex-votos em madeira, bonecas de pano e uma diversidade de objetos ilustrativos do nosso folclore. O destaque da coleção são as esculturas em cerâmica policromada, Lampião e Maria Bonita, do Mestre Vitalino (Caruaru/PE).
5 - Arte Popular Estrangeira
Composta por peças oriundas das viagens empreendidas por Cascudo ao continente europeu, sendo o maior volume originário de Portugal, onde ele esteve nos anos de 1947 e 1948. Destacam-se os galos em cerâmica policromada, oriundos de Barcelos, Espanha e Alcobaça, Portugal, e o adufe, espécie de pandeiro quadrado de origem árabe utilizado em festas folclóricas portuguesas.
6 - Iconografia / Pinacoteca
Composta por pinturas e gravuras de artistas plásticos de renome, além de fotografias de família. Destacam-se obras de autoria de Albano Neves e Souza, Moura Rabello, Amaral, Dorian Gray, Lula Cardoso Ayres, F. A. Silva, Maria do Santíssimo, Moacir Andrade e Newton Navarro. Uma curiosidade é a pintura na porta da biblioteca feita por Dorian Gray, retratando um cangaceiro.
7 - Mobiliário
Composta pelos móveis originais da casa, alguns inclusive datados do século XIX. O destaque da coleção é o conjunto de sofá, poltrona e cadeiras em madeira jacarandá, talhada, que pertenceu ao Senador Pedro Velho, fundador da República no RN, que foi presenteada ao Coronel Francisco Cascudo, pai de Câmara Cascudo, no início do século XX.
8 - Alfaias
Composta por utensílios domésticos utilizados pela família Cascudo, tais como conjuntos em porcelana, licoreiras, taças em cristal, entre outros. Uma peça singular é a xícara em porcelana, com protetor de bigode, pertencente a Teotônio Freire, sogro de Câmara Cascudo.
9 - Objetos Pessoais
Composta por objetos de uso pessoal de Cascudo, tais como bengala, boina, óculos, charutos e cinzeiros, mostrando um pouco do homem por trás do mito que foi Cascudo. Hábitos simples e o gosto pela vida se refletem nesta coleção.
10 - Comendas
Coleção de relevância histórica por registrar os inúmeros prêmios, diplomas e títulos recebidos por Cascudo no decorrer de sua vida intelectual. Destacam-se a comenda da Ordem Militar de Cristo (Portugal), a Ordre des Arts et des lettres (França), Mérito Educativo, Militar, Aeronáutico e Naval (Brasil) e a comenda do Concílio Vaticano (Roma).
Segunda a Sexta - 09h às 17h
Entrada:Inteira - R$ 14,00
Meia - R$ 7,00
IsençõesAdultos com mais de 60 anos
Crianças com menos de 7 anos
Grupos de alunos de escolas públicas e projetos sociais
(Agendamento prévio através do Whatsapp (84) 98827-3866)Entre em contato e em breve lhe daremos um retorno