Notícias
Projeto de Digitalização do Acervo de Correspondências de Cascudo entra em nova fase
20 de Setembro de 2012
  • Digitalização 03

 

Após a digitalização de todo o acervo de correspondências de Cascudo, agora os documentos passam pelo processo de indexação, de forma a possibilitar a sua pesquisa de forma rápida e eficiente. A grande surpresa da digitalização veio com o número de correspondências, que foi inicialmente avaliado em torno de 15.000 documentos e, após o término do processo físico, constatou-se que o número real totaliza 26.000 correspondências. O acervo de correspondências é formado, basicamente, por cartas recebidas por Cascudo (correspondência passiva) abrangendo as décadas de 1920 a 1980. Além da correspondência passiva, o acervo abriga também, em menor número, a correspondência ativa (enviada por Cascudo) e a correspondência de terceiros. 

O projeto, a cargo da empresa potiguar MaisDocs, foi iniciado em agosto de 2010, e tem previsão de término para o final de 2012. Está sendo montada, no Instituto Câmara Cascudo, uma sala para pesquisa ao acervo, formada por três (03) terminais de computador ligados em rede a um servidor, onde o pesquisador interessado terá acesso à base de dados contendo todo o acervo de correspondências cascudianas. Após o término do processo de indexação, a cargo dos técnicos Rafael Fernandes Pimentel e João Guilherme Santos de Araújo Lopes, todo o acervo será liberado para consulta no Instituto Câmara Cascudo, sujeito a agendamento prévio.

Todo o trabalho está sendo realizado no sentido de possibilitar que o acervo de correspondências de Câmara Cascudo, que é um dos mais ricos do nosso país, esteja, em breve, à disposição de todos os pesquisadores interessados na vida e na obra do intelectual potiguar, bem como em diversos aspectos da literatura e da cultura brasileira.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.