Notícias
SESC Carmo encerra evento sobre Câmara Cascudo com degustação
10 de Dezembro de 2011
  • s1
  • s2
  • s3

No último dia 01 de dezembro, às 19h, o SESC Carmo (São Paulo) encerrou o evento “Pitadas de Sabores e Alimentos do Brasil”, que celebra a obra “História da Alimentação no Brasil”, do escritor e pesquisador Luís Câmara Cascudo (1898-1986). O Instituto Câmara Cascudo se fez presente ao evento através de Camilla Cascudo Barreto Maurício e Daliana Cascudo Roberti Leite, respectivamente Vice-Presidente e Diretora da instituição.

Nesse encontro, intitulado “Por Cima do Leite Não Há Fruta que Deleite”, foram apresentados, por meio de degustação e bate-papo, frutas e doces que o público adora com o especialista Douglas Bello (Projeto Sítio do Bello) e o chef Flávio Federico.

O primeiro falou sobre a importância das frutas na gastronomia nacional, apresentando frutas nativas como grumixama, cambuci, jenipapo, cabeludinha, amora silvestre, uvaia, araçá e alguns produtos feitos a partir delas como geléias, doces, sucos e biscoitos.

O segundo, especializado na criação de doces com ingredientes brasileiros, conduziu a degustação do Viva o Cambuci, preparado com o fruto que tem um perfume intenso e adocicado, casca verde, com tons em amarelo e um pouco ácido, quase como o limão.

Segundo Mariana Ruocco, Coordenadora de Alimentação do SESC Carmo, “o fato de a atividade ter sido inspirada na obra de Câmara Cascudo valorizou os encontros e levou o público a entender melhor a história da alimentação no Brasil, por meio das contribuições étnicas e culturais de índios, africanos e portugueses”.

Sobre os convidados:

Douglas Bello criou, há 11 anos, o Projeto Sítio do Bello. O objetivo é desenvolver o plantio de frutas nativas e a comercialização de produtos feitos com elas, gerando renda para pequenos produtores, ao mesmo tempo em que permite a recuperação e a preservação dos ecossistemas brasileiros por meio da fruticultura.

Flávio Federico é conhecido pelo uso de técnicas de alta confeitaria na criação de doces, utilizando frutas do Brasil como o cupuaçu, a goiabada e a butiá, araticum. Por muitos anos, forneceu sobremesas a restaurantes de São Paulo e hoje tem uma doceria, a Sódoces, onde vende chocolates, macarons, sorvetes artesanais, entre outros.


Fonte: www.brasillistas.blogspot.com

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.