Notícias
NOVO JORNAL e Ludovicus lançam o livro "Actas Diurnas - Crônicas de Luís da Câmara Cascudo"
15 de Novembro de 2011
  • actas

A publicação desta obra celebra parceria entre o NOVO JORNAL e o LUDOVICUS – Instituto Câmara Cascudo, dirigidos ambos, respectivamente, pelo jornalista Cassiano Arruda Câmara e Anna Maria Cascudo Barreto; parceria em tudo nova e instigante, que pretende perpetuar-se através de outras futuras ações em conjunto, especialmente voltadas à democratização de idéias consagradoras do labor e do conhecimento.

Reúne, através da seleção de textos originalmente publicados em “A República”, há setenta anos, um pouco do inesgotável Cascudo enquanto cronista da vida cotidiana, memorialista e anotador dos faustos da História, especialmente da História provinciana e natalense a que não falta um certo toque de humor invulgar e aristocrático, que em mãos hábeis redundaria numa sucessão de cromos anedóticos. Cascudo, no entanto, engrandece qualquer assunto com o seu estilo inigualável, sua cultura e erudição proverbiais.

Nesse gênero, jornalístico por excelência, Luís da Câmara Cascudo reafirma sua condição indiscutível de mestre e de artista da palavra, ao discorrer num estilo delicioso e único sobre episódios e personagens. Compõem, esses textos por assim dizer hipnóticos e carismáticos, o universo mental e afetivo de um escritor que por muitos anos produziu um legado intelectual que teria exigido o concurso, não apenas de um homem, mas de um conjunto de homens de cultura e talento que se devotassem incansavelmente a uma tarefa, sob muitos aspectos, sobre-humana, como da obra de Shakespeare disse Coleridge em seu inigualável estudo sobre o Bardo inglês.

Precursor do chamado Jornalismo Literário ou Cultural, como preferem alguns, ainda muito jovem recebeu Cascudo como um presente de seu pai, o Coronel Francisco Cascudo, um jornal – A Imprensa – para praticar a sua arte de escritor e fixar uma época e todas as suas conotações de natureza cultural, humana e política, que procuramos representar aqui através de uma galeria inesquecível que põe novamente em evidência a exuberância de seu universo intelectual, além de consagrar a argúcia com que olhou e se deteve sobre o cotidiano de uma cidade que não passaria então de uma vila preguiçosa e dorminhoquenta.

Enriquece Luís da Câmara Cascudo nossas vidas com a magia e o mistério de outras vidas, sem recair jamais na retórica banal ou no servilismo convencional e corriqueiro, característicos dos agrupamentos enquistados, ao dar relevo a peculiaridades psicológicas, temperamentais e espirituais de todos aqueles que despertaram a sua atenção e que em um lapso de tempo marcaram a vida de Natal, compondo o tecido social e cultural de que se fizeram representantes ou representativos de uma sociedade e de uma época em franca transição para a modernidade. Assim, convivem em seu texto do empreendedor ao homem do povo anônimo e tenaz, o intelectual e o político, o artista e o visionário, o industrial e o filantropo, o inovador e o serviçal do hábito que por seus atos ou pela memória de seus atos se fizeram imprimir em seu imaginário afetivo.

Eis o livro que havia muito se fazia esperar.

Texto: Franklin Jorge

Agenda: Lançamento do livro “Actas Diurnas – Crônicas de Luís da Câmara Cascudo”

Data: 17 de novembro de 2011.

Hora: 17:30h

Local: Sede do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo (Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal/RN, Informações: 3222-3293 e 3221-0131).

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.