Notícias
Ludovicus recebe doação de cartas de Cascudo
25 de Outubro de 2011
  • 01_zila
  • 02_zila
  • 03_zila

No último dia 25 de outubro, recebemos no Ludovicus a visita de Maria José Mamede Galvão e Marise Adriana Mamede Galvão, irmã e sobrinha da poeta Zila Mamede, além do Prof. Humberto Hermenegildo, membro do Núcleo Câmara Cascudo da UFRN (NCCEN/UFRN), professor titular da UFRN e autor de diversas obras sobre o Modernismo Potiguar. Na ocasião foi feita à Presidente da instituição, Anna Maria Cascudo, e à sua Diretora, Daliana Cascudo, a entrega de uma pasta contendo cartas de Cascudo que foram encontradas no acervo pessoal de Zila Mamede, sob a guarda de Ivonete Mamede, também irmã de Zila. A família da escritora está reunindo todo o seu acervo documental e bibliográfico que será disponibilizado para pesquisa no “Espaço Zila Mamede”, a ser criado na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BCZM/UFRN).

A pasta com cartas de Cascudo deve ter sido utilizada por Zila como objeto de pesquisa para a obra intitulada “Luís da Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual – 1918/1968 – Bibliografia Anotada”, composta por 03 (três) volumes e publicada pela Fundação José Augusto em 1970. Nesta monumental obra, Zila faz a compilação, análise e comentário sobre a extensa produção cascudiana, abrangendo livros, folhetos, opúsculos, colaboração em revistas e jornais, discursos e conferências, prefácios, traduções e anotações, além de abordar as obras escritas sobre Cascudo. O trabalho é, até os dias atuais, a mais completa bibliografia cascudiana do período, dada a sua abrangência e profundidade de pesquisa.

As cartas doadas ao Ludovicus farão parte do acervo de correspondências da instituição e passarão pelo processo de digitalização que está sendo executado pela MaisDocs (www.maisdocs.com.br), para posteriormente serem disponibilizadas ao público interessado. O Ludovicus agradece, de público, à Família de Zila Mamede pela doação que irá engrandecer, de forma inequívoca, o nosso acervo.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.