Notícias
Obra
22 de Setembro de 2011
  • 0000000
  • 00000000
  • capa012082

A obra “Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944”, Global Editora, São Paulo, organização e notas Marcos Antonio de Moraes, venceu o 53º Prêmio Jabuti 2011 na categoria Teoria/Crítica Literária. O resultado foi anunciado no último dia 17 de outubro no site da Câmara Brasileira do Livro.

O Prêmio Jabuti é o mais importante da literatura brasileira e contempla 29 (vinte enove) categorias, tais como: artes, biografia, contos e crônicas, didático e paradidático,educação, infantil, juvenil, poesia, reportagem, romance, entre outras.

A obra faz o relato da ampla correspondência mantida entre dois gênios da cultura brasileira, retratando uma profunda amizade entre eles. Resultado de um convênio firmado entre as Academias Norte-Riograndense e Paulista de Letras, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, a obra conta com primorosa orelha do escritor Fábio Lucas, prefácio de Diógenes da Cunha Lima, introdução de Ives Gandra da Silva Martins e ensaio de abertura de Anna Maria Cascudo Barreto.
Nas palavras de Fábio Lucas, “Cabe ao leitor desfrutar do diálogo aberto, pontuado de abraços, convergências e divergências. O foco, inevitável, é a entidade nacional em sua consubstanciação”.

Para Anna Maria Cascudo Barreto, “Cascudo e Mário de Andrade eram duas almas solitárias dentro do universo social e cultural das suas relações. Encontraram-se, e diante das afinidades eletivas, lograram laço harmonioso de irmandade espiritual”.


A pesquisa documental/iconográfica, o estabelecimento de texto e as notas ficaram a cargo do Prof. Marcos Antonio de Moraes, IEB-USP. O Prof. Marcos Moraes foi o responsável pela reunião dos 65 (sessenta e cinco) manuscritos da correspondência de Mário de Andrade e de 94 (noventa e quatro) de Luís da
Câmara Cascudo. Seu criterioso trabalho de transcrição dos manuscritos, pesquisa documental e anotação foram essenciais para que a obra alcança-se um grau de excelência literária. Segundo o Prof. Marcos Moraes, “Mário e Cascudo viveram entre livros, jornais, revistas, cartas e fichas de pesquisa (muitas!), devotados à reflexão sobre a realidade brasileira, transformando erudição em conhecimento”. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2011 ocorrerá no próximo dia 30 de novembro, na Sala São Paulo.

Muito mais do que a simples troca de correspondência entre os dois autores, a obra faz a análise de uma época e mostra a construção da verdadeira identidade nacional. Para o leitor interessado, ela encontra-se à venda na lojinha do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

Fonte: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/resultado/

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.