Notícias
PROGRAMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO: HOMENAGEM A CÂMARA CASCUDO PITADAS DE SABORES E ALIMENTOS DO BRASIL
21 de Setembro de 2011
  • 0001_cascudo
  • 0002_cascudo
  • 0003_cascudo
No mês de outubro, o SESC SÃO PAULO presta uma significativa homenagem a Câmara Cascudo através da promoção do evento “Pitadas de Sabores e Alimentos do Brasil”, a realizar-se na Unidade Carmo.
 
Programação:
 
• Intervenções Musicais: músicas que remetem ao universo da cultura popular, mencionada na obra do pesquisador Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação no Brasil”. Hall do restaurante. Dias 14/10, 20/10 e 27/10, às 18h30.
 
• Juntando a fome com a vontade de saber: as influências indígena, portuguesa e africana, enfatizando os desdobramentos culturais desse processo na formação da diversidade da cultura alimentar brasileira. Reunidos para discorrer sobre o assunto, o especialista Pedro Vicente Costa Sobrinho realizará bate-papo sobre a obra “História da Alimentação no Brasil” e, em seguida, será oferecido uma degustação inspirada no tema, elaborada pela Chef Carla Pernambucano, proprietária do Restaurante Carlota. Salão 1.200 lugares. Dia 14/10, das 19h às 21h.
 
• Pitadas de Sabores e Alimentos do Brasil: ambientação integrada ao evento, com destaque para pratos típicos da culinária nacional, com influências indígena, africana e portuguesa, além da diversidade de frutas, legumes, verduras e especiarias do solo brasileiro, destacando várias sensibilidades presentes na alimentação. Dias 14/10 a 30/12, das 9h às 20h.
 
• Viagens de Câmara Cascudo – Um Cardápio do Brasil: Assim como fez Câmara Cascudo, viajando de trem para realizar pequenas partes de sua pesquisa alimentar pelo Brasil, a idéia é propor ao público uma viagem imaginária. Para compor esse roteiro de pesquisa gastronômica imagens de locais e elementos que fizeram parte das pesquisas.
 
• Banquete dos Orixás: a contribuição africana na formação da cozinha brasileira aparece tanto na utilização de ingredientes e modos de preparo quanto na criação de mitos e crendices. Com grande destaque, a região da Bahia é por vocação a maior herdeira dessas raízes. O uso do azeite de dendê e as comidas de santo estão entre os maiores símbolos da presença africana na cultura alimentar brasileira. Para falar sobre o assuntoo especialista Reginaldo Prandi contextualizará as influências africanas na alimentação brasileira e a Chef Tereza Paim, proprietária do Restaurante Terreiro da Bahia, criará um prato inspirado no tema para ser degustado pelo público. Salão de 1.200 lugares. Dia 20/10, das 19h às 21h.
 
• Caciques do Brasil: bate-papo sobre as influências indígenas na alimentação brasileira, seguida de degustação com a criação de um prato inspirado na atividade. Com o especialista Ricardo Maranhão, Doutor em História, professor de História da Gastronomia na Universidade Anhembi-Morumbi, autor de 14 livros publicados e de 54 artigos em publicações especializadas nacionais e o Chef Thiago Castanho, proprietário do Restaurante Remanso do Peixe, em Belém do Pará, busca no mercado paraense inspiração e produtos para a sua cozinha, especializada nos peixes amazônicos. Salão 1.200 lugares. Dia 27/10, das 19h às 21h.
 
Fonte: www.sescsp.org.br.
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.