Notícias
Visita da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Instituto Câmara Cascudo
27 de Agosto de 2011
  • 0401
  • 0402
  • 0403

A ministra visitou neste sábado, na capital potiguar, o Teatro Sandoval Wanderley e o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, que funciona na casa onde viveu o pesquisador e folclorista Luís da Câmara Cascudo. Ela foi ciceroneada pela filha do escritor, Ana Maria Cascudo, e seus netos Daliana, Camila e Newton Cascudo, responsáveis pela administração da instituição.


A entidade tem por missão preservar, divulgar, gerenciar e capitalizar o patrimônio cultural deixado por Luís da Câmara Cascudo, que também foi antropólogo, historiador e jornalista. Na visita ao Instituto, a ministra foi acompanhada da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e de várias autoridades.

Folclore brasileiro

No Instituto Câmara Cascudo, a ministra Ana de Hollanda pôde conhecer a escrivaninha onde o historiador elaborava seus pensamentos e transformava-os em pesquisas, livros e artigos, protegido pelas imagens de um São Sebastião à moda nordestina, São Francisco de Pádua e São José de Botas. Os móveis, mantidos na mesma posição da época em que Luis da Câmara Cascudo ali viveu, fotografias de intelectuais e políticos amigos do escritor, como Monteiro Lobato e Jorge Amado, as paredes com assinaturas de personalidades brasileiras – como Ari Barroso, Gilberto Freyre, Villa Lobos e Juscelino Kubitschek.

Atualmente, o Ludovicus está digitalizando cerca de 40 mil documentos originais de Câmara Cascudo, os quais estarão disponíveis na instituição e na internet para consulta. O trabalho ainda está em fase de catalogação e indexação, e de acordo com Daliana Cascudo, deverá ser finalizado até o início de 2012.

Sempre acompanhada pela filha do escritor, Ana Maria Cascudo, e pelos netos Daliana, Camila e Newton, a ministra falou da sua admiração pelo folclorista e de suas impressões sobre o trabalho do instituto: “Minha vida inteira o tive como umreferencial. Pesquisa séria sobre cultura popular e folclore é com Luís Câmara Cascudo. Quis conhecer de perto o Ludovicus e estou muito impressionada com a conservação da
casa, o trabalho educativo, como também com a biblioteca e a digitalização que está em curso”.

Surpresa para Ana

Os parentes de Luís da Câmara Cascudo prepararam uma surpresa para Ana de Hollanda. Eles entregaram a ela cópias das dedicatórias enviadas por seu pai, o pesquisador Sérgio Buarque de Hollanda, nas publicações enviadas para o historiador potiguar. Segundo Ana Maria Cascudo, essa era uma forma de reavivar a lembrança de “tão importantes gênios da cultura brasileira”. A ministra ficou visivelmente emocionada e declarou satisfação por conhecer a riqueza do Rio Grande do Norte. “Eu sabia que a cultura popular aqui era muito forte, mas
também queria ver de perto e sentir os trabalhos que estão sendo feitos no estado, além de identificar quais trabalhos podem vir a ser realizados”.


(Texto: Maíra Brandão, Ascom RRRN/MinC)
(Fotos: Canindé Soares, Ascom/MinC)


Fonte: www.cultura.gov.br

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.