Notícias
Projeto da embaixada da França no Brasil presta homenagem ao aviador Jean Mermoz, citando Natal e Cascudo
01 de Outubro de 2020

Em maio de 2020 tivemos o aniversário de 90 anos da primeira travessia do oceano Atlântico Sul por avião do correio, realizada pelo ás francês JEAN MERMOZ. Tal voo foi noticiado no mundo inteiro e mudou definitivamente o cenário da ainda incipiente aviação brasileira, propiciando o verdadeiro desenvolvimento de nossa aeronáutica. Mermoz foi um piloto icônico da lendária companhia de correio aérea Aéropostale, para a qual trabalhou também seu colega Antoine de Saint-Exupéry, autor do “Pequeno Príncipe”. A travessia se realizou de São Luís de Senegal até Natal, nosso ponto mais avançado com relação à África. E, naturalmente, naqueles anos de 1930, um atento Luís da Câmara Cascudo registrava esses fatos e opinava sobre eles. Seus textos a respeito, todavia, ficaram esparsos, só recentemente vindo a público num opúsculo que os reúne, intitulado "No Caminho do Avião" (Natal: EDUFRN, 2007).

Por iniciativa da Embaixada da França no Brasil, foi elaborado um projeto, coordenado por Mathilde Albertelli, com o objetivo de marcar esta data e homenagear a figura do aviador Jean Mermoz. Com este intuito, a pesquisadora, tradutora e presidente da Associação Memória da Aéropostale no Brasil (Amab), Mônica Cristina Corrêa, foi então convidada pela Embaixada Francesa para realizar uma exposição temática (a ser instalada na Fundação Rampa restaurada) em Natal e um vídeo de 6 minutos sobre o tema. Entretanto, toda a exibição do material foi adiada por conta da pandemia do Covid-19, com previsão para o início de 2021, condicionada aos critérios da Embaixada e aos protocolos de segurança relativos à pandemia.

Sobre o projeto editorial:

Concomitantemente, há alguns meses, a Embaixada programou também a participação de três escolas no projeto, duas de Natal e uma de Manaus. Em Natal, participam do projeto a Escola Estadual Jean Mermoz e a Escola Francesa de Natal. Devido a total ausência de material paradidático/pedagógico que pudesse servir às crianças a partir de 10 anos, foco do projeto, e valendo-se da sua experiência em Florianópolis com a presença de Saint-Exupéry, a pesquisadora Mônica Corrêa elaborou um e-book, com lançamento virtual, dois capítulos por semana, no site www.amab-zeperri.com, através do qual, os professores conseguem trabalhar on-line com as crianças. Com ilustrações de Beatriz Miranda, o projeto editorial está em curso, já tendo sido publicados 8 capítulos e com previsão de conclusão para o início de dezembro.

A história relatada no e-book tem um interessante contexto: uma menina faz amizade com um sábio na praia de Ponta Negra, em Natal/RN. Esse senhor idoso lhe conta toda a história de Mermoz e seus companheiros, passando pelos primórdios da aviação brasileira.

Links para e-book:

https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-1/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-2/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-3/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-4/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-5/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-6/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-7/
https://amab-zeperri.com/no-ar-um-as-capitulo-8/

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.