Notícias
Curso de contação de histórias em ITU/SP utiliza a obra Cascudiana
24 de Setembro de 2019

Em Itu, interior de São Paulo, nas dependências do SESI, acontecem, duas vezes por ano, um curso de Contação de Histórias, organizado pela Pedagoga e Contadora de Histórias Giani Peres Pirozzi. O curso é formado por dois módulos, sendo o 1º no primeiro semestre e voltado para os contos clássicos/contos de fadas e o 2º no segundo semestre e voltado para histórias brasileiras e africanas. Giani Peres também é Coordenadora Pedagógica - Escola SESI de Itu e Professora universitária - CEUNSP - Cruzeiro do Sul - Itu. 

No curso são utilizadas, como material de referência, as seguintes obras do Mestre Potiguar: “Lendas Brasileiras”, “Contos tradicionais para jovens”, “Contos tradicionais do Brasil”, “A Princesa de Bambuluá”, “Couro de Piolho”, entre outros. 

 Com o intuito de promover um conhecimento maior sobre Câmara Cascudo e sua obra, os participantes foram incentivados a pesquisar sobre sua vida e obra e apresentaram no último sábado (21/09) o resultado destas pesquisas. Na mesma oportunidade, foram apresentados os contos recolhidos por Cascudo, “Couro de Piolho” e “O espelho mágico”, que fazem parte do repertório de Giani como contadora de histórias.

 Ela nos conta que: “certa vez, tive a oportunidade de assistir uma apresentação da Conceição Campos falando sobre Câmara Cascudo aqui no SESI de Itu (Livramento Conta) e confesso que fiquei ainda mais encantada. Como fiz vários cursos de contação de histórias, Cascudo se tornou uma referência obrigatória nos meus cursos. O legado, o reconhecimento por meio de prêmios e sobretudo seu papel de "garimpeiro" de histórias populares fazem com que Câmara Cascudo esteja sempre presente na literatura infantil e infanto-juvenil.”

 Agradecemos imensamente a Giani pela difusão do legado cascudiano, bem como pelo envio das informações e das imagens do evento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.