Notícias
13ª Primavera de Museus – Exposição “De casa a Museu: por dentro do Instituto Câmara Cascudo”
25 de Setembro de 2019

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano no início da estação homônima. Normalmente tem duração de uma semana (23 a 29 de setembro) e um tema diferente é proposto pelo IBRAM anualmente, como forma de nortear as atividades dos museus participantes. Os principais objetivos da Primavera dos Museus são: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. 

Nesta 13ª. edição, no ano de 2019, o tema proposto pelo IBRAM foi: Museus por dentro, por dentro dos museus. O objetivo do tema foi mostrar os bastidores de cada instituição museológica do país, destacando as ações de caráter técnico e administrativo diariamente desenvolvidas em busca de alcançar sua plena função.

O LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO, dado o seu caráter singular de “casa biográfica”, elaborou uma exposição de banners mostrando como a casa onde Câmara Cascudo residiu tornou-se a instituição que hoje é a principal mantenedora do seu legado intelectual. 

A trajetória da entidade é contada através de banners que abordam o histórico da casa, residência de Câmara Cascudo e sua família por quase 40 anos; o processo de restauração da edificação e o caminho traçado para sua institucionalização; as coleções museológicas expostas; a “Babilônia” composta pela biblioteca particular de Cascudo e seu precioso acervo documental; o processo de digitalização das correspondências; as ações desenvolvidas e a relação com o público, experimentadas em projetos como o “Grafitti para Cascudo”, nas pesquisas acadêmicas realizadas tendo o acervo bibliográfico/documental como base de referência, além do estabelecimento de parcerias com diversas organizações culturais e educacionais, visando o desempenho pleno de sua missão institucional: a preservação e a difusão do legado cascudiano. 

A mostra está em cartaz no hall de exposições temporárias do LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO (Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal/RN), no período de 24/09 a 10/10/2019, das 9 às 17h.

  

 

  

 

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.