Nacionalmente o evento ocorrerá entre os dias 13 a 19 de maio. No Museu da Gente Sergipana a programação será dia 17. O Museu da Gente Sergipana participará da 17ª edição da Semana Nacional de Museus, que terá como tema este ano ‘Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’. O evento ocorrerá no dia 17 de maio, a partir das 8h30, e tem como proposta apresentar, por meio de um simpósio, a contribuição que os museus proporcionam na preservação da cultura popular, além de lançar um olhar sobre as tradições indígenas e a manutenção e permanência dessas tradições para as próximas gerações.
A programação do evento será dividida em dois momentos que se complementam. No período da manhã será realizada uma discussão sobre o tema ‘De Sílvio Romero, Câmara Cascudo aos dias atuais: Quais as perspectivas de futuro para a cultura popular?’ Será uma homenagem à memória do sergipano Sílvio Romero e do antropólogo e historiador Câmara Cascudo, com a participação da professora Neila Dourado Gonçalves Maciel (UFS – Coordenadora do PPG=Cult) e de Daliana Cascudo, do Instituto Câmara Cascudo. Durante a tarde haverá uma palestra ministrada pela Dra. Lorena Garcia, arqueóloga e professora do departamento de arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre a tradição e resistência dos índios de Sergipe”.
No encerramento do simpósio, membros do povo Xokó irão apresentar a Dança do Toré em celebração a sua cultura e seus valores. Ao término das apresentações, um artefato (Cocar) indígena será entregue ao Museu da Gente Sergipana pelo Cacique Bá para compor o acervo do Jereré. É importante salientar que a aquisição de um objeto XoKó para o acervo do museu é uma forma de difundir ainda mais a cultura indígena no estado.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ – ‘DE SÍLVIO ROMERO, CÂMARA CASCUDO AOS DIAS ATUAIS: QUAIS AS PERSPECTIVAS DE FUTURO PARA A CULTURA POPULAR?’
8h30 – Credenciamento
09h00 – Apresentação Cultural: Solo Coreográfico – Bailarina Denni Ellen e Músico Denison Cleber
09h15 – ‘Silvio Romero e sua Contribuição para a Cultura Popular no Brasil’ - Prof.ª. Neila Dourado Gonçalves Maciel. (UFS- Coordenadora do PPG=Cult)
10h00 – ‘A Contribuição de Câmara Cascudo para a Cultura Popular no Brasil’ - Daliana Cascudo (Instituto Câmara Cascudo)
10h30 – ‘A Cultura Popular em Sergipe: desaparecimentos, continuidades, dinâmicas e tendências’ - Prof. Dênio Azevedo (UFS /PPG=Cult)
11h00 – Plenária
12h00 – Intervalo/Almoço
TARDE – ‘TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS DE SERGIPE’
14h00 – ‘Tradição e Resistência do povo XoKó’ - Cacique Bá (Líder do Povo XoKó)
14h30 – ‘O Futuro das tradições indígenas’ - Dra. Lorena Garcia (arqueóloga – Proarq-UFS)
15h00 – Plenária
15h30 – Encerramento (Dança de Toré e entrega de um artefato do Povo XoKó para o acervo do Jereré do Museu da Gente Sergipana.
Por Tarcila Olanda
Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN
CEP: 59.025-280
(84) 3222-3293
Whatsapp: (84) 98827-3866
O Instituto está aberto ao público, a partir de 10/01/2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).
O agendamento prévio através do nosso WhatsApp não é mais obrigatório, entretanto a opção continua disponível caso o visitante prefira.
O ingresso deve ser pago preferencialmente por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).
Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.