Notícias
Primeira premiação da Comenda Câmara Cascudo ocorrerá dia 10 no Senado Federal
01 de Dezembro de 2018

O conselho da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo escolheu, nesta quarta-feira, 28, os agraciados da 1ª edição do prêmio, que ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro, às 11h, no Senado Federal. Foram escolhidas seis personalidades entre as dez indicadas, que podem ser não só pessoas, mas grupos e instituições que, por meio do seu ofício, de sua arte e ações, contribuem para manter viva as tradições, as culturas populares e a história do país. Antônio Francisco Teixeira de Melo, Nelson da Rabeca, Nilson Rodrigues da Fonseca e Pedro Baião, além da Câmara Brasileira do Livro e do Museu da Gente Sergipana foram os escolhidos para receber essa primeira premiação.

A comenda foi instituída a partir de um projeto de resolução (PRS 14/2017) de iniciativa da senadora Fátima Bezerra, aprovado em maio deste ano. “Essa comenda, para mim e para o povo potiguar, tem um significado muito especial porque vai incentivar a cultura em nosso País, eternizando a memória de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira”, disse a senadora e governadora eleita pelo Rio Grande do Norte. “O Senado tem comenda nas áreas de Direitos Humanos (Comenda Dom Hélder Câmara), de empoderamento das mulheres (Prêmio Bertha Lutz) e, agora, nada mais oportuno do que criar essa premiação na área cultural”, completou. Também serão homenageados, em memória, Romualdo Rosário da Costa (Mô do Katendê), João Carlos D’ Ávila Paixão Côrtes e Deífilo Gurgel.

O nome da comenda é uma homenagem ao escritor, historiador, professor e jornalista do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). Cascudo é um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia do país. Ele foi autor do dicionário do folclore brasileiro e deixou sua marca em vários outros campos da literatura, como gastronomia, história e cultura da infância, o que denota a riqueza de sua pesquisa.

Fonte: Agência Senado.

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Bilheteria fecha às 16h30.

Preço do Ingresso: R$ 5,00 - Estudantes com carteira pagam meia-entrada.

Escolas da rede pública e projetos sociais são isentos do pagamento.

Professores da escola particular acompanhando grupos de alunos são isentos do pagamento.

O ingresso só pode ser pago em dinheiro, não havendo venda antecipada de ingresso.