Notícias
Exposição fotográfica - ONDE O PORTUGUÊS NÃO PODE SER ESTRANGEIRO
13 de Setembro de 2018

No próximo dia 21 de setembro, às 16h, o LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO estará fazendo a abertura da exposição de fotografias do acervo de antropologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) e de fotos e vídeos produzidos nesse mesmo museu por uma equipe da UFRN, no contexto de um projeto colaborativo entre as duas instituições.

Embora tenha em seu cerne imagens retratando a grande riqueza cultural indígena da Amazônia entre os anos de 1783 e 1792, também inclui imagens do interior e exterior do Museu da Ciência da UC, um belo prédio histórico com um incrível acervo biológico das colônias portuguesas de então, integrando os chamados gabinetes de curiosidades dos reis sobre suas terras distantes.   

Em sua Viagem Filosófica, a mando da coroa portuguesa, o luso-brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira passou quase 10 anos na região amazônica recolhendo inúmeros exemplares que testemunham a singular beleza daquela região e dos seus habitantes. Parte desses exemplares podem ser visitados no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, onde estão expostos. Nesta exposição, que integra a comemoração dos 60 anos da UFRN e dos 120 anos de Câmara Cascudo, procuramos mostrar um pouco da riquíssima coleção que ainda hoje é central para o conhecimento sobre os povos e os recursos naturais daquelas regiões. As fotografias e vídeos serão apresentados em formato grande, em painéis e TVs.

Na oportunidade, teremos ainda o lançamento de obras de pesquisadores do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN/UFRN): Palmyra Wanderley: entre trinta botões de uma roseira brava, de Humberto Hermenegildo de Araújo e João Maria P. Palhano; e Interlocuções latino-americanas: Câmara Cascudo e escritores estrangeiros, de Humberto Hermenegildo e José Luiz da Silva.

MAIS INFORMAÇÕES

O QUE: Exposição fotográfica ONDE O PORTUGUÊS NÃO PODE SER ESTRANGEIRO – IMAGENS DO ACERVO DO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA e lançamento dos livros Palmyra Wanderley: trinta botões de uma roseira brava e Interlocuções latino-americanas: Câmara Cascudo e escritores estrangeiros.
QUANDO: 21 de setembro de 2018, às 16h.
ONDE: LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO, Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta, Natal/RN.

CONTATO: (84) 3222-3293 e WhatsApp (84) 98827-3866.

    

 

    

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Bilheteria fecha às 16h30.

Preço do Ingresso: R$ 5,00 - Estudantes com carteira pagam meia-entrada.

Escolas da rede pública e projetos sociais são isentos do pagamento.

Professores da escola particular acompanhando grupos de alunos são isentos do pagamento.

O ingresso só pode ser pago em dinheiro, não havendo venda antecipada de ingresso.