Notícias
Senado homenageia Cascudo
19 de Agosto de 2011
  • Noticia 02/02
  • Noticia 02/02/01
  • Noticia 02/02/02

A memória do educador potiguar Luís da Câmara Cascudo foi reverenciada pelo Senado Federal na tarde desta quarta-feira (3) em virtude da passagem dos 25 anos de seu falecimento. A homenagem ocorreu na hora do expediente, primeira parte da sessão deliberativa, e contou com a participação de grande número de políticos e personalidades nascidos no Rio Grande do Norte. O primeiro a discursar foi Paulo Davim (PV-RN), autor do requerimento da homenagem ao "maior folclorista da história do Brasil", conforme afirmou.

Participaram da sessão a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro Garibaldi Alves, o senador Paulo Davim, amigos e a família de Cascudo

Educador, folclorista, historiador, jornalista, advogado, antropólogo, etnógrafo, professor, ensaísta, tradutor, geógrafo, linguista, memorialista, biógrafo e poeta, Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal aos 30 de dezembro de 1898, vindo a falecer em 30 de julho de 1986, também na capital do Rio Grande do Norte.

Paulo Davim afirmou ser praticamente impossível mensurar a envergadura da contribuição à cultura brasileira deixada por Câmara Cascudo. Com uma obra vasta e ousada, disse o senador, o educador deixou um "grandioso legado" fruto de uma imensa curiosidade intelectual.

- A estatura do grande potiguar e brasileiro, sua trajetória de vida e sua enorme contribuição à cultura de nosso país justificam plenamente esta homenagem do Senado - disse Paulo Davim.

O senador destacou que Câmara Cascudo valorizava sobretudo "os gestos mais simples e o cotidiano dos homens do chão de terra seca do Nordeste". Davim informou que o educador estudou no Atheneu Norte-Rio-Grandense, instituição escolar fundada em 1834 e da qual seria, posteriormente, professor e diretor. Em 1928, conclui os cursos de Direito, na Faculdade do Recife, e de Etnografia, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da qual também foi professor alguns anos depois.

Davim informou que Cascudo escreveu biografias de Solano López, Conde d'Eu e do Marquês de Olinda, além dos livros História da Cidade de Natal e História do Rio Grande do Norte. Antes disso, estreou com o livro Alma Patrícia, em 1921, e pouco depois fundou a Sociedade Brasileira do Folclore.

Davim também citou as principais obras de Cascudo, como Dicionário do Folclore Brasileiro, Civilização e Cultura, Antologia do Folclore Brasileiro e História da Alimentação no Brasil. Todas elas "obras essenciais e indispensáveis a todos aqueles que queiram entender o espírito da gente brasileira", nas palavras do senador.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.